Nesta terça-feira (7) o superintendente de Transformação Digital da Secretaria de Planejamento do Piauí (Seplan), André Macedo, foi nomeado como secretário de Inteligência Artificial, Economia Digital, Ciência, Tecnologia e Inovação, pelo governador Rafael Fonteles.
André é professor do Departamento de Computação da Universidade Federal do Piauí (UFPI) e estava cedido para o Governo do Estado.
O Piauí foi o primeiro estado do país a criar uma pasta própria para desenvolver a inteligência artificial em benefício do Estado. O intuito é que a nova pasta estimule a inovação e o empreendedorismo no campo da Inteligência Artificial (IA), incentivando a criação de startups e projetos voltados para resolver desafios locais. Também fica como responsabilidade da nova pasta o desenvolvimento de ecossistemas de inovação, a política estadual de biossegurança e a articulação junto a municípios, sociedade e demais órgãos do governo.
“Tivemos a ideia de criar essa secretaria porque as inteligências artificiais estão em uma evolução muito rápida e irão impactar todas as atividades humanas e, consequentemente, aquelas ligadas à administração pública. Então, a função dessa secretaria, desse secretário e da sua equipe será garantir o bom uso da IA em prol da sociedade e da melhoria do serviço público e privado, além de fomentar a economia digital”, ressaltou Rafael Fonteles no ato da nomeação.
De acordo com o novo secretário, o governador vem investindo na área da Inteligência Artificial e a implantação da secretaria vai garantir que o Piauí avance ainda mais nesta área. “O Piauí vai liderar esse processo de Inteligência Artificial”, informou André Macedo.